Mensagens

VOCê SABE O QUE é ENTUSIASMO?

VOCê SABE O QUE é ENTUSIASMO?

Escrito por Edielson Rocha Batista | 15/06/2017

Olhando os dicionários, constatamos que a palavra entusiasmo  significa  um grande interesse, um intenso prazer, uma dedicação ardente, uma paixão, uma veemência com o que se fala ou escreve. Entusiasmo é uma admiração, um arrebatamento, uma explosão de alegria, uma excitação de maneira exagerada.

Com relação à etimologia, a palavra entusiasmo se deriva do grego "enthousiasmos" que significa "ter um deus interior" ou "estar possuído por Deus" ou "com Deus no peito" ou "com Deus no coração".

O entusiasmo pode ser descrito como um estado de excitação da alma, quando esta experimenta uma paixão excessiva. O entusiasmo pode também ser caracterizado por uma alegria ruidosa ou inspiração súbita.

Na Antiguidade, entusiasmo era a exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina. O entusiasta era uma pessoa possuída por um ser divino. Já no século IV o entusiasta era aquele que vivia orando, em estado contemplativo, sendo inspirado pelo Espírito Santo. No século XVIII os metodistas foram acusados de demonstrações cegas de entusiasmo, sendo muitas vezes descritos como fanáticos.

Entusiasmo, atualmente, é utilizado para descrever o prazer maior de fazer alguma coisa, o gosto forte para algo ou desenvolver alguma atividade com paixão e dedicação, mantendo o espírito ativo. Pode haver entusiasmo por quase tudo: Pelo futebol, por corridas de Fórmula 1, por teatro, por um cantor sertanejo, por uma escola de samba, etc...

Palestras motivacionais ou seminários em eventos de empresas a grupos de funcionários, dão o destaque maior para o entusiasmo; focando a capacidade de trabalhar com prazer e determinação, porque gostar do que se faz e trabalhar com entusiasmo e dedicação é encontrar o caminho certo para o sucesso profissional.

Quando pensamos no ambiente cristão, do nosso desenvolvimento espiritual nas nossas comunidades, é de se perguntar: Será que temos o mesmo entusiasmo encontrado nas torcidas de times de futebol ou nos desfiles das escolas de samba?
Se sabemos que entusiasmo significa "com Deus no coração", qual a dificuldade de elaborarmos nossas tarefas na igreja pensando no exato sentido da palavra?

O apóstolo Paulo conversando com o povo de Corinto, no capítulo oitavo de sua segunda carta lembra e elogia a atitude das igrejas da região da Macedônia que embora passando por dificuldades e apertos, conseguiram levantar recursos para auxiliar outras comunidades. Assim ele se expressa no versículo sétimo: ?Vocês têm se destacado em tantos sentidos ? na fé, na palavra, no saber, no entusiasmo e no amor por nós. Eu desejo, agora, que vocês também se destaquem no espírito de contribuir com alegria?.

Infelizmente, falta entusiasmo, compromisso, dedicação, alegria, comunhão, criatividade e vontade de realizar qualquer trabalho para Deus, revelando o melhor que há em nós e não como resultado do cumprimento de uma simples ação.

Que todos e todas nós estejamos atentos para o sentido da palavra entusiasmo. Ele deve estar presente em todas as áreas das nossas vidas, principalmente, quando se trata de serviço visando o crescimento do Reino de Deus no mundo.

texto adaptado de www.significados.com.br

Hermes M Rangel
Presbítero da 3ª Igreja Presbiteriana Independente de Santo André

Projeto Toledânia