Mensagens

É FáCIL PARECER PERFEITO QUANDO VOCê NãO FEZ NADA

É FáCIL PARECER PERFEITO QUANDO VOCê NãO FEZ NADA

Escrito por Edielson Rocha Batista | 05/06/2017

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo."  Filipenses 1:6
Essa foi a imagem que recebi como provocação para escrever esse texto.
O texto bíblico, acima, afirma que o Senhor começou uma boa obra em nós e a está aperfeiçoando até o dia em que estaremos na presença dele. Como se fôssemos um diamante bruto que vai sendo lapidado dia a dia, experiência após experiência, passo a passo em nossa caminhada com Cristo.
Aperfeiçoar não significa tornar-se perfeito. Aperfeiçoar significa aproximar-se da perfeição; fazer com que algo seja aprimorado, melhorado. Deus não espera que sejamos perfeitos. Sabe por que? Porque não tem falsas expectativas a nosso respeito. Ele sabe que não somos e não seremos pessoas perfeitas, mas sabe que podemos melhorar mais e mais se estivermos atentos à sua vontade e à sua Palavra.
É comum ouvirmos a expressão: ?errar é humano?, mas não nos comportamos como humanos, pois esperamos sempre a perfeição de nós mesmos e das outras pessoas!
Por outro lado, o processo de aperfeiçoamento exige atitude, ação! De que forma posso melhorar a maneira como realizo algo, se não ponho em prática. Por exemplo, se você já fez uma receita na cozinha ou um trabalho manual, sabe que, via de regra, não acertamos de primeira. É preciso conhecer o processo, colocá-lo em prática, pois algumas coisas só aparecem quando estamos fazendo. A dúvida só aparece quando estamos fazendo o trabalho. Quando lemos uma receita, ou um desses manuais de montagem de algum móvel ou aparelho parece super fácil. Mas, quando vamos montar, sempre há dúvidas sobre qual é a peça A que encaixa com a B (que também não sei bem qual é) e aquele parafuso nunca parece encaixar como devia. Será que é esse mesmo?
O fato é que, muitas vezes queremos a perfeição e, como já vimos, essa é uma meta inalcançável! Se quer ser perfeito, desista!
Entretanto, com medo de expormos o que, de fato somos, nossas vulnerabilidades e nossas imperfeições, muitas vezes preferimos não fazer nada.
Acreditamos que assim, permaneceremos como o lápis da imagem acima. Pareceremos perfeitos. Entretanto, nos esquecemos que, se nada fizermos, impediremos que o Senhor realize sua obra de aperfeiçoamento em nós. Lembre-se que Jesus está à porta e bate e só entrará se abrirmos a porta. Portanto, só fará a obra se e quando permitirmos que Ele a realize em nós!
Que possamos realmente nos entregar à obra de aperfeiçoamento que o Senhor quer realizar em nós, nos dedicando mais e mais a identificar e colocar nossos talentos a seu serviço.

Eleni Rangel
Presbítera da 3ª Igreja Presbiteriana Independente de Santo André

Projeto Toledânia